sábado, 3 de setembro de 2011

Novas Tecnologias: desafios e perspectivas na Educação
Publicado em 23 de julho de 2011 por João Mattar


Este é o Prefácio que escrevi para o recém-publicado Novas Tecnologias: desafios e perspectivas na Educação do Ivalinon Costa.

Prefácio

Como ensinar e aprender na era da Geração Y, Geração Net, Geração Digital e Geração Rede?

Integrar adequadamente tecnologia e educação para que professores possam ensinar em um novo cenário e alunos possam aprender melhor é um dos grandes desafios que enfrentamos nas últimas décadas, que se acentuou com o surgimento da internet em larga escala na década de 1990, com o desenvolvimento de mundos virtuais como o Second Life a partir neste milênio e, mais recentemente, com a incorporação das redes sociais à educação. O espaço, tanto para a reflexão sobre essa integração quanto para sua aplicação é o universo da tecnologia educacional ou, expressão utilizada neste livro, informática educativa.

Com este texto, Ivanilson Costa registra sua contribuição tanto para a discussão teórica quanto a prática do uso educativo da informática. Sem ser raso nem confuso, ele consegue costurar perspectivas importantes de vários autores, como Jean Piaget, Alvin Toffler, Philippe Perrenoud, José Manuel Moran, Paulo Freire e Seymour Papert. Com essa fundamentação, ele discute de forma fluida a integração das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) à educação e ao currículo, a relação entre as NTIC e o lúdico e a formação de professores, dentre outros temas.

Neste livro, leitor, você passeará por conceitos interessantes como internetês, alfabetização digital e freeware, e terá também uma ideia de como dispositivos diversos, como celulares, ipods, games, wikis e blogs podem ter seu lugar na educação das novas gerações que recebemos em nossas escolas e universidades. Mas com a ressalva – e esta é uma das mensagens principais deste livro – de que o professor continua a ter um lugar privilegiado no processo de ensino e aprendizagem que utiliza essas ferramentas ou tecnologias. Como afirma o Ivanilson: “A tecnologia sozinha não potencializa a aprendizagem se não for aliada à prática pedagógica do professor.” Ou numa bonita citação: “Nada substitui um bom professor que sabe muito e consegue dividir seu conhecimento numa relação respeitosa e construtiva com seus alunos. O computador em sala de aula é um simples instrumento que pode ser potencializado por um bom professor”. (BONIS, 2000 apud MERCADO, 2002).

Nesse sentido, o livro insiste na importância da formação interdisciplinar e colaborativa de professores, como passo essencial para nosso país conseguir enfrentar – e vencer – este desafio.

Delicie-se então com a escrita agradável e equilibrada de Ivanilson Costa, cujo objetivo é transformar sua visão sobre informática educativa e sua prática em sala de aula – ou em ambientes virtuais de aprendizagem.

João Mattar

http://joaomattar.com/blog/2011/07/23/novas-tecnologias-desafios-e-perspectivas-na-educacao/#comment-54941

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
COMENTÁRIO:Marta Fava disse: 3 de setembro de 2011 às 17:01

As novas tecnologias estão em alta entre os nossos educandos,mas, há um grande déficit por parte dos educadores, principlamente na rede pública de ensino, de como utilizar esse beneficio em prol da aprendizagem significativa em suas aulas. A falta de especialização ou ate mesmo de referência na area faz com que os alunos fiquem sem essa ferramenta dentro das nossas escolas públicas mesmo tendo o equipamento na escola. A disciplina de Tecnologias auxilia na graduação, mas para quem já esta na area a mais tempo que resiste em utilizar esse tipo de recurso por falta de conhecimento,utiliza somente as famosas aulas: giz,lousa e saliva, cada vez mais monotomas e sem o grande encantamente que faz parte da aprendizagem!
Não que esse tipo de aula , não deve permanecer no ambito escolar, mas acredito que poderiam ser variados com aulas mais dinâmicas,assim como, na maioria das escolas privadas acontece. TODOS os alunos deveriam ter a oportunidade de aprender a usar essa ferramente de maneira certa para poder se beneficiar das informações nela contida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário